3 receitas saborosas e rápidas de fazer

Foi um encontro de partilha de sabores e cheiros, ficamos todas cheias de fome!

Decidimos cada uma levar 3 receitas que gostavamos, tinham que ser práticas e rápidas, para nos ajudarem no dia a dia como mães, a poupar tempo na cozinha. Então aqui vão algumas delas.

Receitas da Ângela:

1.Peixe no forno (uma dourada, robalo, pargo ou outro amanhado inteiro), colocam-se rodelas de cebola numa folha grande de papel de alumínio, coloca-se o peixe em cima, salpica-se com tomilho e embrulha-se no papel. Vai ao forno cerca de 20min – depende do tamanho do peixe).

2.Frango à Brás (bom para aproveitar sobras de frango cozido ou assado – refoga-se cebola e alho, junta-se o frango desfiado e um pacto de batata palha, misturam-se 3 a 5 ovos batidos).

3.Gratinado de massa (cozer vários tipos de massa diferentes – espirais, tagliatelli, cotovelos, macarrão, etc – eu aproveito para gastar restos de pacotes, mistura-se num pirex com legumes – cenoura, ervilhas, cogumelos, couve-flor, courgette aos bocadinhos já cozinhados. Cobre-se com queijo mozzarela e vai ao forno).

Receitas da Mónica e da Alice:

1.Entrada - Couve coração com queijo de cabra
Corta-se a couve em 4 quartos, dá-se um “entalão/escaldão” na couve em àgua a ferver.
Coloca-se num pirex e tempera-se com pimenta. Rala-se um queijo inteiro de cabra (Palhais) por cima dos quartso de couve e coloca-se um fio de azeite por cima. Vai ao forno a gratinar.

2.Prato - Massa com Coco e legumes
Broculos
Tomate
Beringela
Courgette
Saltear os legumes em azeite e muito alho picadinho
Cozer o Tagliatelle as dente e no fim colocar i garrafa leite de coco e juntar os legumes salteados. Temperar a gosto

3-Sobremesa - Bolo chocolate 12 minutos
1 Pacote manteiga
1 Tablete chocolate culinária
5 ovos
200 gramas açúcar (amarelo)
Colocar a manteiga e o chocolate num pirex redondo e derreter no microondas. Juntar os ovos inteiros e o açúcar e mexer bem. Levar aos microondas (800w) durante 11 a 12 minutos .

A mónica ainda deixou uma receita de uma mapa para o bebé. Os ingredientes podem ser comprados no Celeiro ou qualquer loja de produtos naturais:

1 chavena de sopa de arroz integral
1/2 chavena de arroz glutinoso
1 colher de sementes de sésamo *
1 colher de sopa de feijão Azuki
1 tira de alga kombu (5 a 6 cm comprimento)
5 a 6 chavenas de àgua
mel de arroz qb

Junta-se todos os ingredientes, exepto o mel de arroz, e leve ao lume até levantar fervura. Se possivel coloque numa chapa difusora e baixe para o minimo. Deixe cozinhar cerca de 1 hora. Passe este creme num passe-vite. Se ficar demasiado espesso, junte um pouco de agua ou de leite de arroz. Adoce com mel de arroz ou mel de trigo.

*Antes de juntar as sementes de sésamo, toste-as, ligeiramente numa caçarola e sem qualquer gordura, mexendo sempre.

Sugestões: podem substituir o arroz glutinoso por aveia,cevada,trigo,millet etc. Os cereais deverão ser sempre em grão e biológicos.
Pode-se preparar a quantidade suficiente para 2 dias e conservar no frigorifico.

A partir do 6 mês e para um lanche rápido
Podem preparar um creme de flocos de aveia, cevada ou de arroz. juntar maça ou pera ralada e cozinhar tudo ao mesmo tempo.
Para 1 chavena de flocos juntar 4 chaevnas de agua. Deixar levantar fervura, baixar o lume e cozinhar cerca de 10 a 15 minutos.

Receitas da Maria e do Tomás:

1.Tarte de Requeijão

Ingredientes:
2 requeijões
250 gr açúcar
2 colheres de sopa de farinha
1 pacote natas
6 ovos inteiros

Preparação:
Numa taça, colocam-se os requeijões que se esmagam com um garfo. De seguida juntam-se os ovos, a farinha, o açúcar e as natas.
Bate-se tudo na batedeira até obter uma massa homogénea.
Por fim unta-se uma tarteira com manteiga polvilhada com farinha e deita-se o preparado, levando ao forno a 200º durante +/- 30/40 min.

2.Frango com cerveja

Coloca-se um frango aos pedaços num tabuleiro. Dissolve-se o pó de uma sopa de cebola numa garrafa de cerveja das pequenas e rega-se o frango com esta mistura, não colocar sal, a sopa já tem. Há quem junte também um pacote de natas.
Levar ao forno e deixar assar o frango.


3. Lasanha de espinafres e 3 queijos

Ingredientes:
Folhas de lasanha 1 pacote espinafres daqueles que se vendem congelados1 pacote de natas1 requeijão1 pacote de mozzarela ralado1 pacotinho de parmesão raladoazeite, alho, sal e pimenta.Numa frigideira com azeite e alho picado, saltear os espinafres e temperar com um pouco de sal e pimenta.À parte misturar os 3 queijos e as natas (se ficar muito espesso, juntar um pouco de leite)Depois é só montar: folhas de lasanha, espinafres, lasanha, queijos, sendo que a última camada de cima é de queijos.
Colocar no forno pré aquecido a 180º e cozer durante + ou - 40 min.

Receitas da Mira:

1.Panquecas rápidas
1 colher de açúcar
1 colher de farinha
1 ovo
1 pouco de margarina

Mistura-se tudo e frita-se como se fosse uma omolete, cozinhando dos dois lados.

2.Esparguete com cogumelos / Milho e fiambre
- Cogumelos frescos (quando os compro costumo lavá-los, cortá-los e congelá-los e ficam prontos a usar)
- Lata milho
- Fiambre de frango ou de porco
- 1 courgette
- Natas de soja
- queijo emmental ou mozzarela ou até queijo flamengo ralado, ou cortado aos bocados

Cozinhar os cogumelos e o courgette cortado às rodelas num pouco de azeite, numa frigideira e reservar

Cozinhar o fiambre e o milho tb num pouco de azeite e temperar com orégãos, mangericão, pimenta (opcional)

Juntar tudo e reservar.

Cozer o esparguete ou outro tipo de massa, e no fim juntar os ingredientes que cozinhámos mais as natas e temperar com mais oregãos e manjericão. No fim deite queijo a gosto e mexa até derreter.

3.Empadão de Atum
-3 / 4 latas de atum
- Puré de batata congelado (1 pacote)
- cebola, alho, polpa de tomate, orégãos, ervas aromáticas, pimenta para o refogado
- queijo emmental
- natas de soja
- esparregado (opcional)

Refogar num pouco de azeite a cebola e alho, deitar um pouco de agua fervida para não refogar muito. Juntar as ervas e um pouco de polpa de tomate ou 1 tomate. Deixar cozinhar. Triturar tudo e levar ao lume com o atum, mexer bem e juntar um pacote de natas de soja, mexer até fazer uma papa. No fim deitar umas gotinhas de vinagre,

Num pirex, colocar uma 1ª camada de puré, depois uma 2º camada da pasta de atum e 3º espalhar queijo emmental, repetir novamente com uma camada de puré de batata. Por cima bater uma gema de ovo e barrar. Levar ao forno para tostar. Se quizerem incluir o esparregado numa das camadas.

Receitas da Rita:

1.Pequeno almoço rápido e saboroso: 1 pessoa Batido - 1 ou 2 peças de fruta, 1 colher de sopa de aveia, uma colher de sopa de linhaça dourada, 1 colher de sobremesa de óleo de grainhas de uva, 1 colher de sobremesa de sementes de girassol, 1 castanha do Brasil, macademia leite de arroz/aveia/vaca/soja (produtos encontrados no Celeiro).

2. Seitan frito: Compra-se seitan (a quantidade depende do numero de pessoas). Corta-se seitan o mais fininho que se consiga, quase como fiambre! Numa frigideira colocar azeite ou oleo (pouco) fritar 1 dente de alho, quando estiver louro retirar o alho e colocar as fatias de seitan. Fritar dos dois lados e no final colocar sal grosso e cominhos. Acompanhar com arroz e salada.

3. sopa de cenoura com leite de coco. ! 1 kl de cenouras cozidas, 2 cebolas, gengibre, leite de coco.
Prepara um refugado com a cebola e o alho. Deitar as cenouras partidas e cobrir com água até as cenouras ficarem todas debaixo de água. Larvar raiz de gengibre e cortar uma em 3 ou 4 pedaços e deitar na sopa. Temperar sal a gosto e deixar frever até cozer a sopa. Retirar a raiz de gengibre, passar a sopa e no final colocar uma lata de leite de coco. Depois de frever colocar uns ramilhos de coentros e está pronta a servir.

Receitas da Susana e da Sofia:

1.Humous (um dip de grão e sésamo)
Faço em quantidade e congelo em pequenas porções
1 lata de grão
2 colheres de sopa de Tahini (manteiga de sésamo, vende-se no celeiro)
1 limão pequeno
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta

Mistura no robot, (juntar um pouco de água se necessário) e servir com palitos de cenouras, pepino, pimento, aipo ou tostas.

2.Sopa Fria de Pepino (não sabe a pepino!)
Igual quantidade de pepino e cebola
Começar por refogar a cebola em azeite
Tirar a casca e as sementes dos pepinos e cortar
Quando a cebola começar a amarelar,juntar o pepino, sal e pimenta
Deixar refogar 15 min
Juntar água até quase cobrir a cebola e os pepinos e ferver 10 min
Deixar arrefecer e passar varinha mágica
Servir fria com iogurte natural,umas pedras de gelo e sementes de abóbora (pevides sem sal) tostadas numa frigideira sem gordura




3.Lasanha de Espinafres (muito rápida)
1 pacote grande de espinafres congelados
1 frasco de pesto
1 pacote de "natas" de aveia, soja ou vaca
Queijo mozarela e parmesão
folhas de lasanha

Ferver os espinafres e escorrer
Misturar num copo as "natas" e o pesto com a varinha mágica e temperar com sal e pimenta
Camadas de folhas de lasanha, molho de natas-pesto, espinafres, mais folhas...e no fim molho e queijo mozarela e parmesão
Servir com uma boa Salada.

Receitas da Filipa e da Maria Manuel:
1.Florzinhas integrais são as bolachinhas/biscoitos integrais
A forma pode ser a que se quiser, eu fiz em florzinha... aqui vai a receita:500 g de farinha integral c fermento, ou acrescentar1 c de chá de fermento250gr açúcar amarelo1 limão ( raspa )125gr de manteiga3 ovos1 gemaComeça por se misturar a farinha, o fermento, o açúcar e a raspa de limão.Juntam-se os ovos, um de cada vez, e começa a amassar até obter uma massa homogénea.Deixar a massa repousar, 30 minutos, no frigorífico, embrulhada em película aderente.Moldar os biscoitos na forma que se quiser e dispor num tabuleiro. Pincelar com a gema batida e levar ao forno, durante 25 minutos a 175º Costumo aquecer o forno antes, por isso demora menos tempo.São deliciosos e podem-se guardar num frasco, lata ou caixa bem fechada que duram muito tempo. A não ser que sejam tão gulosas como eu, que os faço desaparecer num instante!!

Receitas da Paula e da Inês:
1.Tarte Tatin (receita das 100, 200, 300)

100 Açucar
200 Margarina
300 Farinha
Maçãs (5 ou 6)
Canela

Descascam-se as maçãs e cortam-se às lascas para uma tarteira.
Mistura-se a farinha margarina e o açucar e coloca-se por cima das maçãs.
Salpica-se com um pouco de canela e vai para o forno a 180º.
Quando começar a ficar “torradinha” está pronta...
Também fica óptimo com uma bola de gelado de baunilha a acompanhar!

2.Espetadas de Perú ou de Peixe no Forno

Não é nada de trancendente, mas é extremamente rápido e saboroso!
Ligar o forno, temperar a gosto e meter lá dentro... e não tem que se estar com grelhas ou grelhadores e com fumo na cozinha ;)

3.Batatinhas no Forno

Não é receita, mas é uma dica... Umas batatinhas, que algumas se calhar conhecem (HAVIA NO LIDL:)) tipo batatas Mexicanas em gomos... Agora desapareceram de lá, mas descobrimos no Minipreço e ainda são melhores... Pôr no Forno e já está...
Um óptimo acompanhamento para vários pratos!


Digam-nos lá se não ficaram com água na Boca!

2 comentários:

  1. Muito bom...só acho que não deveriam por tudo de uma só vez! É muito texto. Tentar por um tema por semana e com fotos a acompanhar...a imagem vende (neste caso não se aplica, mas é chamativa)!!! Força mães!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada caracol pelo teu comentário, acho que tens razão para a próxima vamos colocar menos receitas e tentar colocar umas belas fotos. Obrigada pela força.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...