Dicas sobre brincar com a Natureza

Em relação ao projecto de Educação Ambiental que vos falei e que estou a tentar por em prática, ainda está numa fase muito inicial, mas a ideia é levar o projecto às escolas, aos parques, às associações etc de modo a que as crianças tenham experiências com a Natureza.

Uma das pessoas que me inspira é o autor do livro que vos falei que se chama Joseph Cornell.

Ele é um Educador Naturalista que nasceu na Califórnia e escreveu um livro em 1978 que se chama  "Sharing Nature with Children". Este livro foi traduzido para português com o titulo "Vivências com a Natureza - Guia de Actividades para Pais e Educadores". 

Sugiro o site http://www.sharingnature.com/ onde se encontra algumas  actividades para fazermos com as  crianças.

 "Baseada na técnica de Flow Learning o objectivo das actividades e guiar as crianças para a sua própria experiência com a Natureza.

Esta técnica pedagógica é simples, mas ao mesmo tempo é subtil e poderosa. Gentilmente as crianças e de uma forma lúdica, têm passo a passo experiências mais profundas com a  Natureza.

A primeira etapa é tentar estimular a emoção das crianças. Numa segunda fase, o objectivo passa por tentar, de um modo criativo, focar a criança no que tem de ser transmitido.

Assim que o interesse e a energia das crianças estão estimulados, é altura de começar a envolvê-las com a Natureza, através de jogos sensoriais.

No final, surge o momento mais importante: o da partilha. Cada criança deverá reservar um tempo para "digerir" o que aconteceu e o que vivenciou, seja através do desenho ou da escrita. Depois, deve partilhá-lo em grupo.

Estes quatro passos têm objectivos muito claros e precisos, mas o principal é criar uma ligação/relação com tudo e todos os que nos rodeiam."

Fica aqui a sugestão para explorarem a Natureza com os vossos amigos e família de um modo divertido.

Obrigado.

Beijinhos

Ana Paula

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...