Meditar ou fazer como o sumo de Maça?


http://www.plumvillage.org/
http://www.peaceisthewayfilms.com/



Trabalhar o silêncio, a concentração, a gratidão e a confiança, as emoções e o relaxamento pode ser tema de adultos mas pode ser trabalhado com crianças.

Ensinar ou talvez este não seja o termo, apenas despertar o que há dentro das crianças, a descoberta do silêncio e da gratidão para construir um mundo mais consciente e verdadeiro.

Esta semana descobri um livro que ainda não o tenho na minha mão, mas conto os dias para que chegue, Planting Seeds Practicing Mindfulness with Children. Vou contar-vos uma história que li escrita por thich nhat hahn o autor do livro...

Thay, como é chamado este budista, vive em França e recebe casais vindos do mundo inteiro. Um dia um casal do Vietname pediu-lhe que tomasse conta dos seus filhos enquanto eles trabalhavam. Thay ficou com os seus filhos e disse-lhes que ele meditava todos os dias pela manhã e ao final do dia e que nessa altura eles tinham que brincar em silêncio ou descansar. 

Um dia durante a meditação um deles interrompeu a meditação de Thay e pediu-lhe algo para beber porque estava cheio de sede. Thay foi buscar um sumo de maça, quando deitou o último copo, como já não havia muito sumo, a pulpa de maça caiu e o sumo ficou remechido. A criança não o bebeu.

Passado uma hora quando Thay acabou a meditação viu que o sumo ainda estava lá e perguntou à criança porque é que ela não o tinha bebido. Ela disse porque o sumo estava sujo. Thay mostrou-lhe de novo o copo que estava limpo porque a pulpa tinha assentado. O sumo esteve a meditar uma hora comigo... A criança ficou contente e bebeu, no final disse-lhe já percebi o que é meditar é limpar. Deixar os pensamentos assentar para limpar a mente, os pensamentos estão lá mas assentam dando uma sensação de paz interir. Thay às vezes diz vou meditar ou vou fazer como o sumo de maça...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...